quinta-feira, 31 de maio de 2007

A caminho do retrocesso

A história da humanidade sempre nos mostrou que tendências são seguidas com a mais banal naturalidade. Uma moda. No Império Romano, os imperadores tinham por costume andar por Roma ostentando na cabeça uma coroa de louros. Sinal de poder e magnitude perante seus súditos, plebeus. Assim como a ótima Igreja Católica, nos escuros tempos da Idade Média, tinha por hábito celebrar sua soberania perante os servos do feudo e os nobres do burgo com um “churrasquinho” – os convidados eram sempre a população pobre da região, com o intuito de causar-lhes indigestão. A carne, comprada pelo organizador da festa, o inquisidor, tinha o mais terrível sabor da severidade e injustiça. Não, não! Não comprava filé-agulha e nem o coxão de fora para economizar. Servia, flambado, um herege. Não é mesmo Joana?
E das tendências, destaca-se a moda política. Tivemos impérios, feudos, colônias (ainda temos), socialismo, comunismo e capitalismo. Oligarquias, triunviratos, totalitaristas e, a mais atual e em inicial queda, a petrocracia. Essas modas até são legais, mas se cada uma seguida no seu tempo. Ou todos andam chiques em Paris ou como loucos lisérgicos em Londres. Destoar, contudo, fica muito feio.
E me parece que horripilante está o governo venezuelano do neoditador Hugo Chávez. As recentes tomadas de petrolíferas do país – que em parceria com o Zacarias dos Trapalhões (Evo Morales), está nacionalizando tudo o que vê pela frente –, bem como o “fechamento” do congresso, resultam no obscuro caminho do maior absurdo pragmático que é um governo totalitário. Stalin, exemplo disso, foi o maior assassino da humanidade, matando mais que Hitler. Foram vinte e cinco milhões de vidas. Mao Tsé-Tung, outro narcisista, proibiu o espelho na China, pois considerava a aparência coisa de ocidental. E agora o Hugo não renova a concessão da RCTV só porque ela discorda desse retrocesso governamental? Pô Chávez, tu tá muito fora de moda.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, nasceste pra isso!
otimo texto com comparaçoes e exemplos classicos para melhor entendimento....
opiniao sensata tb né...

aqui ficam minhas palmas ,]

Anônimo disse...

Fora de moda tá a democracia. Essa sim, sempre pareceu brega.

Anônimo disse...

Bá cara...
muito bom esse texto...muito bom mesmo...
Meu reduzido conhecimento faz com que eu não produza um comentário a altura desse texto...
Mas valeu minha intenção hehehe